physioclem symbol

23 Nov 2011

Como seria viver sem dor nas costas?

mask white
Como seria viver sem dor nas costas?

A dor lombar é um distúrbio comum. Quase todas as pessoas sofrem em algum momento da sua vida. A maioria tem dor de curta duração e rapidamente retoma a atividade normal, independentemente da orientação terapêutica que recebeu. Uma percentagem menor desenvolve uma dor crónica (com mais de 3 meses de duração) e incapacidade.

(...)

De um modo geral, há uma abordagem geralmente aceite para o tratamento da dor lombar com duração inferior a seis semanas (lombalgia aguda). Já nas situações que persistem, além destas 6 semanas, a situação é diferente. O concenso sobre a melhor terapêutica a utilizar não tem existido e a oferta é incrivelmente elevada, existindo muitas abordagens diferentes que acabam por confundir profissionais e, especialmente, os doentes.

É neste sentido que as organizações de investigação científica e de garantia da qualidade dos serviços de saúde têm promovido a criação de Normas de Orientação Clínica ou Guidelines de modo a clarificar o que os doentes devem e não devem fazer, partindo de uma base científica e com resultados demonstrados.

loading