physioclem symbol

Patologias

Ao clicar num dos pontos cor de laranja poderá identificar algumas das patologias que possa sentir. Uma ferramenta que não dispensa a opinião de um dos nossos fisioterapeutas.

diagnostico 2

Hérnia discal lombar

A hérnia discal é uma patologia do disco intervertebral, estrutura esta cuja função é amortecer o impacto entre as vértebras e aumentar a mobilidade da coluna. É formado por uma parte mais central, o núcleo pulposo, constituído maioritariamente por  água e uma camada mais externa, o anel fibroso.

A hérnia discal trata-se então de uma "rotura" do anel fibroso, ocorrendo a saída do seu conteúdo (o núcleo) para o exterior.  O núcleo ao sair  pode causar compressão das estruturas neurológicas (por ex: raiz nervosa), ou apenas inflamação. A deformação do anel sem a sua rotura é denominada de protusão discal, sendo por regra menos grave. Os sintomas podem variar desde dor local mais central na coluna, dor projectada para um dos lados, dor irradiada para a nádega ou pelo membro inferior, dormências e alteração da força muscular do membro inferior. Existem diferentes classificações para as hérnias discais dependendo da sua localização e grau de gravidade, variando também os sintomas apresentados de acordo com as suas características. Por norma as hérnias discais surgem em níveis da coluna sujeitos a maiores sobrecargas, pelo que o tratamento deve ser global provocando agir não apenas nos sintomas mas também na causa.

mask white
loading