symbol

Fisioterapia Invasiva Ecoguiada

mask white

Ecografia Musculoesquelética

A Ecografia Musculoesquelética é uma técnica cada vez mais importante na prática clínica do Fisioterapeuta, quer como ferramenta de monitorização, quer como avaliação na fase de tratamento das lesões.

A Ecografia fornece ao Fisioterapeuta evidências clínicas de alta precisão, melhorando o processo de raciocínio clínico, auxiliando-o a localizar e a interpretar com maior exatidão as lesões patologias dos utentes.

É um ferramenta dinâmica muito eficaz, que permite, em tempo real, avaliar de forma objetiva o tecido lesado, programar e adequar o tratamento de fisioterapia a aplicar, bem como avaliar e comparar, ao longo do tratamento, a resposta e evolução do paciente.

A utilização da Ecografia Musculoesquelética, como ferramenta do Fisioterapeuta, permite melhorar a qualidade de tratamento do paciente, uma vez que oferece ao Fisioterapeuta uma maior eficácia no diagnóstico e execução de técnicas de fisioterapia invasivas mais seguras e eficazes.

 

Eletrólise Percutânea Intratecidular | EPI

A Elétrósise Percutânea Intratecidular é uma técnica de fisioterapia invasiva, que consiste na aplicação ecoguiada de uma corrente galvânica, através de uma agulha de punção. Esta produz no tecido mole musculoesquelético um efeito analgésico e desencadeia um processo inflamatório local que permite a fagocitose e a reparação dos tecidos afetados. É imprescindível para a segurança e eficácia da aplicação desta técnica, a utilização de um ecógrafo. Isto possibilita uma atuação unicamente sobre o tecido lesionado, provocando um conjunto de reações que possibilitam uma ativação dos mecanismos de cura. Permitindo a regeneração e/ou reparação do tecido lesionado, obtendo excelentes resultados na redução da dor, na função tecidular e diminuindo o tempo necessário para o retorno à actividade do indivíduo.

 

Neuromodulação Percutânea Ecoguiada

A técnica de Neuromodulação Percutânea Ecoguiada define-se como a estimulação elétrica, através de uma agulha introduzida de forma ecoguiada, de um nervo periférico a um ponto do trajeto ou de um músculo localizado num ponto motor.

Realiza-se com auxílio de um ecógrafo e a sua aplicação baseia-se no recurso a uma agulha de punção, associada a uma corrente de baixa ou média frequência, com vista a detetar respostas sensitivas ou motoras ao estimular o nervo periférico, alcançando assim uma resposta motora ao estimular o ponto motor.

A técnica de Neuromodulação Percutânea Ecoguiada tem como objetivos a diminuição da dor, restabelecer a função do sistema nervoso (a nível periférico, central, somático, autónomo, sensorial, motor, vascular, glandular e visceral), melhorando a função neuromuscular, os padrões de recrutamento muscular e controlo motor.

loading