symbol

27 abr 2021

Saiba como gerir o cansaço durante e pós-COVID-19

mask white
Saiba como gerir o cansaço durante e pós-COVID-19

O cansaço é um dos sintomas mais frequentes na COVID-19, presente entre 44 a 70% dos casos, e que pode durar até vários meses.

Durante o período de isolamento, ocorre um aumento da inatividade física decorrente do tempo passado deitado ou sentado, que por sua vez conduz à fraqueza e atrofia muscular e consequentemente à diminuição da sua funcionalidade e tolerância ao esforço. Estas alterações irão manifestar-se sob a forma de fadiga precoce durante a realização das atividades da vida diária e/ou atividade física. Além disso, mais de metade dos utentes hospitalizados, reporta fadiga persistente 60 dias após o termino da infeção.

De forma a gerir melhor o seu cansaço e/ou falta de ar quando realiza as suas atividades existem algumas estratégias que pode fazer diariamente e que o poderão ajudar a realizar estas tarefas com menor esforço.

 

Andreia Pereira e Adriana Ribeiro

Fisioterapeutas

 

Bibliografia

GIFCR - APFisio. (2020). Gestão Dos Sintomas Respiratórios Na Pessoa Com Covid-19. Associação Portuguesa de Fisioterapeutas

Goodwin, V. A., Allan, L., Bethel, A., Cowley, A., Cross, J. L., Day, J., … Lamb, S. E. (2021). Rehabilitation to enable recovery from COVID-19: a rapid systematic review. Physiotherapy

WHO. (2021). Clinical management Clinical management: Living guidance COVID-19. World Health Organization, (January)

loading