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4 Out 2012

Saiba como não ter dores no ombro durante a prática de surf e bodyboard

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Saiba como não ter dores no ombro durante a prática de surf e bodyboard

Problema nos ombros é uma das queixas mais frequentes entre os surfistas, que pode ter como principal causa o número repetido de braçadas durante a prática de surf.

O ombro de nadador é uma patologia comum nos atletas que utilizam os membros superiores para se deslocar na água. É caracterizada por tendinite (inflamação do tendão) dos músculos da coifa dos rotadores (supra-espinhoso, infra-espinhoso, pequeno redondo e subescapular) e/ou do músculo bicípite braquial. Esta condição surge, principalmente, com o aumento da amplitude de movimento (associada a instabilidade articular) necessária para maximizar a eficácia da braçada.

A diminuição da força da coifa dos rotadores (que têm como principal objetivo a estabilidade dinâmica do ombro) leva à descentralização da cabeça do úmero dentro da cavidade glenoideia, estando o atleta vulnerável a lesões de sobre uso no membro superior, nomeadamente o conflito sub-acromial.

 

Como prevenir o Ombro de Nadador:

A prevenção passa por vários aspetos nomeadamente:
(1) Melhoria do gesto técnico de nado/remada;
(2) Fortalecimento muscular para melhorar a estabilidade articular, através do equilíbrio de forças proporcional entre os músculos da cintura escapular dos músculos;
(3) Flexibilidade - O equilíbrio articular também depende de níveis iguais de flexibilidade de todos os músculos envolvidos no ombro, proporcionando harmonia no movimento.

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