symbol

15 Abr 2020

Se está Grávida, este texto é seu

mask white
Se está Grávida, este texto é seu

Sabe-se que na nossa sociedade há uma grande incidência de meninos e meninas com dificuldades de desenvolvimento, atenção, comportamento, emocionais ou de aprendizagem, que podem ter sido influenciadas pelas primeiras experiências da sua vida.

Tendo isto em consideração como podemos nós como pais, no meio de uma Pandemia, ajudar os nossos filhos a estarem mais preparados para o mundo que os espera? Como podemos nós contribuir para uma boa programação do sistema nervoso das nossas crianças?

A primeira programação é genética, mas os genes precisam de determinadas condições para se desenvolverem ou não. Por exemplo: uma menina pode ter uma habilidade inata para a música, mas se não lhe são proporcionadas as experiências certas ela não vai desenvolver essa capacidade.

A segunda programação acontece na primeira etapa pré-natal até às 8 semanas depois da fecundação. Nesta fase, o feto é muito sensível às experiências das mães e por isso beber álcool, fumar, consumir drogas, tomar alguns tipos de medicação, a exposição a algumas substâncias químicas ou radiação podem repercutir-se de forma dramática na formação do embrião, o que pode dar origem a malformações ou condicionar o seu crescimento. Nesta fase é fundamental que a mãe disponha das vitaminas e nutrientes essenciais por isso deve ter uma alimentação variada e regrada.

A terceira programação acontece depois das 9 semanas de gestação, aqui começa o desenvolvimento dos órgãos e decorre o seu crescimento e amadurecimento até ao nascimento. Desenvolvem-se a sensibilidade da pele em torno da boca e a perceção dos movimentos graças aos recetores dos ouvidos, chamados órgãos vestibulares. Nesta fase, também se deve evitar o consumo de substâncias tóxicas, mas também é muito importante a comunicação bioquímica entre a mãe e a criança, uma mãe stressada pode expor o feto a determinadas hormonas que passam pelo cordão umbilical que, pela sua imaturidade, não consegue regular.

Por tudo isto a saúde física e emocional da mãe pode influenciar de forma positiva ou negativa o feto. Pelo que se sugere que a mãe se mova para que este registe certos movimentos e amadureça o seu sistema que se será determinante na construção neurológica do menino/menina.

 

Ficam aqui alguns conselhos:

  • Alimente-se bem - de forma variada e regrada - e não salte refeições;
  • Hidrate-se bem, pelo menos 1,5l de água, além da sopa ou leite;
  • Faça coisas que, neste período, lhe deem prazer, mesmo que tenha que ser num contexto doméstico;
  • Tenha momentos de meditação ou de relaxamento;
  • Não veja longos períodos de notícias na televisão;
  • Faça exercício físico adequado à sua condição, se não poder não se preocupe, depois de nascer, podemos ajudar o seu bebé a ultrapassar essa limitação;
  • Se tiver dúvidas ou inquietudes ligue e fale com um dos nossos fisioterapeutas especializados que eles estão ON para vos ajudar.
loading