symbol mask white
Tem dor crónica?

A dor crónica é definida como aquela que não melhora há mais de 3 meses. A melhor forma de prevenir a dor crónica persistente é tratando-a o mais cedo possível. Uma em cada cinco pessoas no mundo experiência dor crónica, sendo que em quase metade destas a dor limita frequentemente a sua vida, trabalho ou atividades.

As mais comuns são a dor musculoesquelética (dor crónica lombar, no pescoço, dor por osteoartrose…), dor neuropática (neuropatia periféricas, nevralgia do trigémio…), síndromes de dor (como a fibromialgia, enxaqueca crónica, dor pélvica crónica…), dor crónica após cirurgia, complexo regional de dor e dor cancerígena.

A dor crónica representa um enorme problema a nível individual (seja físico, psicológico), como no comportamento social.

Embora pareça que o melhor para a diminuição da dor e reparação dos tecidos seja o repouso e evitar participar em atividades físicas e participação em eventos sociais, dados científicos evidenciam o contrário. A atividade física ligeira a moderada, a manutenção de um estilo de vida e atividades saudáveis, são a melhor forma de prevenir e lidar com a dor crónica.

 

Tem dor crónica? Qual é a sua experiência?

loading