symbol

Exercício Clínico

mask white

O Exercício Clínico refere-se a programas de atividade física especificamente desenhados para prevenir, tratar e controlar doenças crónicas, assim como para melhorar a saúde geral e a funcionalidade de pessoas com determinadas condições de saúde. Este tipo de exercício é frequentemente prescrito por profissionais de saúde, como fisioterapeutas, médicos ou especialistas em exercício clínico, e pode incluir atividades cardiovasculares, de fortalecimento muscular, de flexibilidade e de equilíbrio, adaptadas às necessidades específicas de cada utente. A ênfase está em utilizar o exercício como uma ferramenta terapêutica para ajudar na recuperação e/ou gestão de condições de saúde.

 

Na nossa Consulta de Prescrição de Exercício Clínico, vai encontrar-se com um dos nossos fisioterapeutas, especialista em exercício clínico, com o objetivo de desenvolverem, em conjunto, um programa de exercícios personalizado, baseado nas suas necessidades de saúde e condição clínica.

 

Passos dO processo

Avaliação Inicial

O fisioterapeuta realiza uma avaliação do estado de saúde do utente, incluindo o seu histórico clínico, limitações funcionais e objetivos de saúde. Esta avaliação envolve a realização de testes físicos para avaliar a capacidade cardiovascular, força muscular, flexibilidade, composição corporal, entre outros.

 

Prescrição de Exercícios Clínicos

O fisioterapeuta desenvolve um plano de exercícios personalizado, especificando quais, a intensidade, a duração e a frequência dos exercícios. Este plano é desenhado para ser seguro, eficaz e motivador, considerando as necessidades e as restrições do utente.

 

Educação e orientação

O fisioterapeuta fornece instruções detalhadas, exemplificando sempre que necessário, os exercícios prescritos, procurando que leve para o seu dia a dia a aprendizagem adquirida durante as sessões. Explicamos também os benefícios dos exercícios clínicos que realiza.

 

Acompanhamento e ajustes

O plano de exercícios é revisto regularmente, durante as consultas de Exercício Clínico. O feedback dos utentes entre sessões é muito importante para saber se os objetivos estão a ser cumpridos ou existe nova informação a inserir no processo clínico.

 

ONDE INTERVIMOS

- Envelhecimento

- Patologia metabólica (diabetes)

- Doenças cardiovasculares

- Doenças oncológicas

- Obesidade (especialmente associada a limitações funcionais)

- Patologia neurodegenerativa (esclerose múltipla, doença Parkinson, entre outras)

- Patologias musculoesqueléticas e dor crónica

- Fibromialgia (e outras patologias reumáticas)

- Patologia respiratória crónica

- Retorno à prática desportiva

 

A Consulta de Prescrição de Exercícios Clínicos é uma ferramenta valiosa para ajudar a pessoa a melhorar a sua saúde e, consequentemente, bem-estar geral.

loading