symbol

25 Feb 2022

Reabilitação Vestibular: uma questão de equilíbrio

mask white
Reabilitação Vestibular: uma questão de equilíbrio

Reabilitação Vestibular consiste na avaliação, diagnóstico, tratamento e aconselhamento específico para pessoas que sofrem principalmente de vertigens e/ou tonturas, náuseas e zumbidos nos ouvidos. Geralmente, o sistema de equilíbrio que temos no nosso ouvido torna-se insensível aos novos padrões de movimentos da cabeça e pescoço desencadeando assim esses mesmos sintomas. 

Infelizmente, esses tipos de padrões podem resultar em dor de cabeça, dor de pescoço, rigidez muscular, fadiga geral e uma diminuição na capacidade do cérebro para se ajustar ao problema vestibular, tornando os sintomas muito piores e afetando consideravelmente o estilo de vida.

O terapeuta, especializado nesta área, fará a avaliação completa, que inclui a avaliação da postura, equilíbrio, movimento da cabeça e olhos e as estratégias compensatórias. Como condições mais comuns temos a BPPV (Vertigem Posicional Paroxística Benigna), Neurite Vestibular ou uma Labirintite. A avaliação é a peça chave neste processo, dado que quanto mais completa e específica para avaliar a disfunção, mais sucesso terá o tratamento e consequentemente, melhores os resultados/melhoria dos sintomas.

Após a avaliação, o fisioterapeuta desenvolverá um plano de tratamento específico, individualizado utilizando manobras manuais adequadas ao problema avaliado e, também, incluirá exercícios a serem realizados na sessão e em casa e que combinam movimentos de cabeça e do corpo com exercícios para os olhos. Muitas vezes, o tratamento também pode incluir o aumento de atividades e exercícios para fortalecer os músculos do pescoço e posturais e aumentar a tolerância a certos estímulos.

Na reabilitação vestibular, é necessário e crucial treinar novamente o cérebro para reconhecer e processar os sinais do sistema vestibular em coordenação com as informações, da visão e da proprioceção (capacidade de nos orientarmos no espaço e no tempo sem ajuda da visão).

O fisioterapeuta qualificado trabalha com a capacidade de uma pessoa de manter a postura e coordenar o equilíbrio para não tornar-se excessivamente dependente da visão ou das informações recebidas dos músculos e articulações.

Alguns dos exercícios e atividades podem, ao princípio, causar um aumento temporário dos sintomas pelo facto de o corpo e o cérebro estarem a tentar decifrar o novo padrão de movimentos. Porém, com tempo e um esforço consistente, a coordenação dos olhos e proprioceção, o sistema vestibular irá melhorar.

Na maioria dos casos, os sintomas melhoram com o tratamento e com a rotina de exercícios que têm que ser executados corretamente e com alguma frequência. A tensão muscular, as dores de cabeça e a fadiga diminuirão e os sintomas de tontura, vertigem e náusea diminuirão ou desaparecerão. Muitas vezes, a reabilitação vestibular tem tanto sucesso que nenhum outro tratamento é necessário.

Se precisar de mais algum esclarecimento ou ajuda, estamos aqui.

 

João Jorge

Fisioterapeuta

 

Referências

Han BI, Song HS, Kim JS. Vestibular rehabilitation therapy: review of indications, mechanisms, and key exercises. J Clin Neurol. 2011 Dec;7(4):184-96. 

Smó?ka, W., Smó?ka, K., Markowski, J., Pilch, J., Piotrowska-Seweryn, A., Zwierzchowska, A. (2020). The efficacy of vestibular rehabilitation in patients with chronic unilateral vestibular dysfunction. International Journal of Occupational Medicine and Environmental Health, 33(3), 273-282

Baydan M, Yigit O, Aksoy S (2020) Does vestibular rehabilitation improve postural control of subjects with chronic subjective dizziness?. PLOS ONE 15(9)

loading