symbol

Outubro Rosa: as rédeas estão nas suas mãos

mask white
Outubro Rosa: as rédeas estão nas suas mãos

30 out 2020 a 30 out 2020 · Online

DESCRIÇÃO

Estamos a viver Outubro Rosa. Um momento que veste, durante este mês, o mundo de rosa. Outubro Rosa tem a finalidade maior de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.

A Physioclem faz parte deste momento. Nas nossas batas, há laços rosa, o nosso logotipo mudou para rosa, aos nossos pacientes oferecemos laços da Liga Portuguesa Contra o Cancro (por cada laço atribuído 1 euros, reverte para a Liga).

A Physioclem quis fazer ainda mais. Surge, então, o Webinar Outubro rosa: as rédeas estão nas suas mãos, na voz de um dos mais prestigiados fisioterapeutas nacionais e internacionais nesta área, Nuno Duarte, com o objetivo de falarmos abertamente com todas as mulheres que têm ou já tiveram cancro da mama.

A si, em especial, queremos também ouvi-la, durante a sessão. Conhecer o seu testemunho, saber quais as suas dúvidas.

Por isso, se teve ou tem cancro da mama, saiba como promover a sua saúde.

 

CONVIDADO: Nuno Duarte, fisioterapeuta

MODERADORAS: Jessica Margarido, Marco Clemente, Sara Lourenço e Vânia Clemente

DATA: 30/10/2020

HORÁRIO: 19:30 horas

MAIS INFORMAÇÃO: bit.ly/physioclem_outubro_rosa

INSCRIÇÃO ATRAVÉS DE: [email protected]

Evento gratuito (link do evento será enviado por email no dia anterior ao evento, 29/10/2020)

Inscrições limitadas a 100 pessoas

 

MAIS INFORMAÇÃO

Nas últimas décadas, registou-se um aumento do número de sobreviventes de cancro da mama, atribuindo-se este sucesso ao diagnóstico/tratamento precoce (prevenção secundária) e à efetividade das terapias oncológicas. Contudo, a patologia e as terapias utilizadas no seu tratamento, continuam a ter alguns efeitos adversos que influenciam negativamente a qualidade de vida do sobrevivente de cancro de mama.

O fisioterapeuta integra uma equipa multidisciplinar necessária à reabilitação das mulheres que tiveram cancro da mama, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. Além do trabalho do fisioterapeuta é necessário que o doente seja um participante ativo, assumindo, conjuntamente com os profissionais de saúde, a responsabilidade de promover hábitos de vida saudável e manter a vigilância de sintomatologia específica.

 

NUNO DUARTE | fisioterapeuta convidado

Nuno Duarte é fisioterapeuta, Mestre em Gestão de Organizações de Saúde, Pós-graduado em Linfologia e Doutorado em Saúde Pública com especialidade em Epidemiologia.

A sua prática clínica centra-se sobretudo na intervenção em oncologia, sendo inclusive Fisioterapeuta no Instituto Português de Oncologia de Lisboa, desde 1991, e membro da Sociedade Europeia de Linfologia. No mesmo Instituto, coordena desde 2008, o Serviço de Medicina Física e Reabilitação.

No seu percurso profissional, a par da prática clínica que atualmente ainda mantém, foi docente convidado pela Hannover Medical School no programa “Lymphatic Diseases PlyEurope”, entre 2008 e 2015, responsável pelo módulo de Terapia Física no Edema. É, desde 1998, docente da Escola Superior de Saúde do Alcoitão nas temáticas de Fisioterapia em oncologia e Terapia Linfática Descongestiva e concilia ainda diversas formações no contexto da Fisioterapia em Oncologia.

 

o porquê do webinar

Nas nossas batas já há laços rosa. Mais do que isso houve vontade de os usar, houve vontade de os fazer da maneira mais simples e artesanal, em alguns dos casos nos lares dos nossos colaboradores.

Há cores que vão além do trabalho, vestem-nos a alma, o ser. Todos nós temos ou conhecemos alguém que sabe o que é este rosa na pele.

Como tudo, vão surgindo outras ideias. Aos nossos laços juntaram-se os da Liga Portuguesa Contra o Cancro, tendo como mote Outubro Rosa.

Na nossa rede de clínicas, vamos oferecer laços aos nossos pacientes. Por cada laço atribuído, será doado 1 euros à Liga.

Rosa é a cor que se espalha ao longo deste mês por todo o mundo. Um momento no qual se homenageiam todas as mulheres com cancro na mama.

Outubro Rosa tem a finalidade maior de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.

E dos laços, estão a surgir posts, textos, testemunhos. Do dia-a-dia, formação/aprendizagem. E de conversa, partilha, um WEBINAR, com o fisioterapeuta e formador Nuno Duarte.

 

loading