physioclem symbol

8 Sep 2011

Alterações Posturais afetam dia a dia dos portugueses

mask white
Alterações Posturais afetam dia a dia dos portugueses

Para assinalar Dia Mundial de Fisioterapia (08 de Setembro), a Physioclem vai promover, nas suas clínicas de Alcobaça, Leiria, Caldas da Rainha e Torres Vedras, um Rastreio Postural Gratuito destinado a todos aqueles que queiram saber mais sobre o estado da sua coluna.

Fruto do stress do dia a dia, das tensões musculares e fasciais, das más posturas adoptadas e mesmo de fatores hereditários, é normal que o corpo adopte posições inadequadas longe daquela que seria a posição anatómica ideal para permitir uma maior durabilidade das estruturas do corpo. A isto acresce ainda os microtraumatismos normais no decorrer das muitas atividades feitas no trabalho ou nas atividades feitas com mais frequência, como o desporto ou as tarefas de casa, os excessos de carga ocasionais e mesmo os erros alimentares e de hidratação, que trazem perturbações nas estruturas musculoesqueléticas (micro-lesões) com a instalação de pequenos processos inflamatórios.

Cada vez mais, chegam aos profissionais de fisioterapia crianças e jovens com alterações posturais graves que se não forem diagnosticadas e tratadas atempadamente, podem originar uma danificação progressiva das estruturas do corpo em regiões muito específicas e, assim, a instauração da patologia musculoesquelética.

Ao fazer uma avaliação muito pormenorizada da postura e do movimento do corpo, é-nos possível ter uma ideia muito concreta sobre os locais onde há maior probabilidade de surgir patologia. Se conseguirmos evitar as alterações do alinhamento, através da restauração da mobilidade normal, libertação das tensões musculares e fasciais e de aderências causadas pelos micro-traumatismos e promovendo uma postura mais correta, podemos evitar a instalação da patologia musculoesquelética. Este trabalho preventivo é de extrema importância e tem vindo a ser defendido há muitos séculos, especialmente, pelas culturas orientais, através de técnicas de movimento e massagem. No ocidente, por oposição, tem havido um desinvestimento na prevenção e investimento apenas no aspeto curativo da saúde.

loading