physioclem symbol

27 Mar 2014

Physioclem desenvolve Projeto de Educação para a Saúde

mask white
Physioclem desenvolve Projeto de Educação para a Saúde

As alterações posturais, em especial aquelas relacionadas com a coluna vertebral, têm início na fase do crescimento e podem afetar crianças e adolescentes. Constituem um fator de risco para as disfunções da coluna vertebral na fase adulta, podendo conduzir a doenças degenerativas, manifestadas geralmente por um quadro de dor, desconforto e incapacidade funcional. Crianças e adolescentes em fase escolar manifestam frequentemente alterações da coluna vertebral tornando-se de extrema importância estabelecer mecanismos de intervenção precoce como meio preventivo.

Desta forma, a Physioclem desenvolveu um Projeto de Educação para a Saúde – Higiene Postural – que engloba sessões promotoras de educação para a saúde, realizadas em âmbito escolar para os alunos do 4º ano de escolaridade, e sessões de esclarecimento dirigidas aos respetivos encarregados de educação e professores. Nestas sessões são abordados temas relacionados com postura, principalmente na posição de sentado, e as mochilas escolares.

Este projeto está a ser aplicado no concelho de Caldas da Rainha nomeadamente nas escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas D. João II, Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro e Agrupamento de Escolas Raúl Proença, abrangendo aproximadamente 550 crianças.

loading