physioclem symbol

Patologias

Ao clicar num dos pontos cor de laranja poderá identificar algumas das patologias que possa sentir. Uma ferramenta que não dispensa a opinião de um dos nossos fisioterapeutas.

diagnostico 1

Lesão dos meniscos

Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas,  existentes no interior da articulação do joelho. Existem dois meniscos na articulação do joelho um  interno (lado de dentro do joelho) e outro externo (lado de fora do joelho), situados entre os côndilos femorais e as cavidades da tíbia. Têm como função melhorar a congruência articular, distribuir as forças e participar na absorção dos impactos. As lesões mais comuns dos meniscos são de origem traumática ou degenerativa. As lesões de origem traumática são decorrentes de traumas rotacionais  (ex. rotação do fémur sobre a tíbia), que lesam a estrutura meniscal. Habitualmente o mecanismo desencadeia-se através de uma rotação do corpo sobre o joelho semi-dobrado.

As lesões de origem degenerativa são consequência de processos degenerativos articulares relacionados com idade avançada ou com episódios traumáticos anteriores. Os sintomas mais comuns são dor localizada ao nível da interlinha articular ou na região interna ou externa do joelho, dependendo do menisco lesado, por vezes pode existir dor na região posterior do joelho, dificuldades na marcha associada a uma sensação de instabilidade ou falência do joelho (falta de força repentina), dor  em atividades que implicam mudança de direção, dor ao subir e descer escadas e em pisos inclinados. Pode verificar-se sensação de joelho bloqueado, sensação de ressalto e presença de edema . Consoante o tipo de lesão pode existir recuperação sem necessidade de cirurgia, ou ser necessário uma reparação através de intervenção cirúrgica (ver).

mask white
loading