Logo Physioclem

Mamãs e Bebés

Informações relacionadas com Mamãs e Bebés

ver todos

Fisioterapia Respiratória em Pediatria

Na primeira metade do século XIX, as infeções respiratórias frequentes, guerras e epidemias…

Saiba tudo sobre bronquiolite

O que é a bronquiolite?A Bronquiolite deve ser identificada pelo médico. É este profissional…

Respirar pela Boca, não é apenas um Problema Respiratório!

Alergias, adenoides ou amígdalas muito grandes, excesso de muco, infeções respiratórias…

x

Incontinência Urinária e Dor Pélvica

Incontinência Urinária
A Incontinência Urinária, perda incontrolável de urina mesmo que em pequenas gotas, é mais do que apenas um problema físico para a mulher, podendo apresentar também consequências emocionais devido a situação desagradável causada pela perda involuntária de urina.

Apesar de poder ter várias origens, a IU na maioria dos casos está relacionada com a fraqueza dos Músculos do Pavimento Pélvico (MPP). Esta fraqueza acontece especialmente na mulher devido às diferentes etapas da sua vida, tanto a gravidez e os partos, como também as alterações hormonais (menopausa entre outras).

A fisioterapia pode ajudar porque é não só a especialidade que reactiva e fortalece estes músculos de forma natural, como deverá ser a primeira tentativa de tratamento, pois poderá afastar a necessidade de medicação e cirurgias, apenas com plano de exercícios personalizado e treinado individualmente.

O treino dos músculos do pavimento pélvico é essencial ao longo da vida da mulher podendo ajudar a evitar perdas de urina quando tosse ou espirra, durante uma actividade física intensa ou sempre que há uma necessidade urgente em urinar.

Nota: incontinência urinária masculina referida em Fisioterapia Clínica

 

Dor Pélvica
A Dor Pélvica, dor sentida na região pélvica / períneo / vagina / ânus, pode ter uma causa física, como uma dor em qualquer outra parte do corpo, pois nesta região continuamos a ter músculos, ligamentos, nervos, vasos etc., que podem provocar queixas. As queixas podem ser, dor (aguda, tipo queimadura, moinha constante), dormências, dor no acto sexual (disparêunia), orgás-mica, durante todo o dia, ocasional.

Poderá acontecer após uma cirurgia ao útero, vagina, episiotomia (cicatriz provocada pelo corte/rasgadura durante o parto) ou mesmo sem razão aparente, a mulher pode ter queixas nesta região.

Na Physioclem temos um programa específico de fisioterapia que poderá ajudar a solucionar este tipo de situações, através de técnicas que permitem melhorar o seu aparelho músculo-esquelético.