Logo Physioclem

Mamãs e Bebés

Informações relacionadas com Mamãs e Bebés

ver todos

Cólicas nos Bebés: Mitos e Verdades

As cólicas são uma das principais causas de consulta em pediatria por muitos pais que vêm…

Fisioterapia Respiratória em Pediatria

Na primeira metade do século XIX, as infeções respiratórias frequentes, guerras e epidemias…

Saiba tudo sobre bronquiolite

O que é a bronquiolite?A Bronquiolite deve ser identificada pelo médico. É este profissional…

x

Incontinência Urinária e Dor Pélvica

Incontinência Urinária
A Incontinência Urinária, perda incontrolável de urina mesmo que em pequenas gotas, é mais do que apenas um problema físico para a mulher, podendo apresentar também consequências emocionais devido a situação desagradável causada pela perda involuntária de urina.

Apesar de poder ter várias origens, a IU na maioria dos casos está relacionada com a fraqueza dos Músculos do Pavimento Pélvico (MPP). Esta fraqueza acontece especialmente na mulher devido às diferentes etapas da sua vida, tanto a gravidez e os partos, como também as alterações hormonais (menopausa entre outras).

A fisioterapia pode ajudar porque é não só a especialidade que reactiva e fortalece estes músculos de forma natural, como deverá ser a primeira tentativa de tratamento, pois poderá afastar a necessidade de medicação e cirurgias, apenas com plano de exercícios personalizado e treinado individualmente.

O treino dos músculos do pavimento pélvico é essencial ao longo da vida da mulher podendo ajudar a evitar perdas de urina quando tosse ou espirra, durante uma actividade física intensa ou sempre que há uma necessidade urgente em urinar.

Nota: incontinência urinária masculina referida em Fisioterapia Clínica

 

Dor Pélvica
A Dor Pélvica, dor sentida na região pélvica / períneo / vagina / ânus, pode ter uma causa física, como uma dor em qualquer outra parte do corpo, pois nesta região continuamos a ter músculos, ligamentos, nervos, vasos etc., que podem provocar queixas. As queixas podem ser, dor (aguda, tipo queimadura, moinha constante), dormências, dor no acto sexual (disparêunia), orgás-mica, durante todo o dia, ocasional.

Poderá acontecer após uma cirurgia ao útero, vagina, episiotomia (cicatriz provocada pelo corte/rasgadura durante o parto) ou mesmo sem razão aparente, a mulher pode ter queixas nesta região.

Na Physioclem temos um programa específico de fisioterapia que poderá ajudar a solucionar este tipo de situações, através de técnicas que permitem melhorar o seu aparelho músculo-esquelético.