symbol

Fisioterapia Oncológica

mask white

A Physioclem presta cuidados de reabilitação após cirurgia oncológica, incluindo reabilitação após cirurgia em cancro de mama, e prescreve exercícios em utentes com estas condições clínicas.

Numa primeira fase, é feita uma avaliação ao doente e é estabelecido um plano de tratamento, que irá sendo atualizado de acordo com o estado clínico do doente e limitações que possam surgir dos tratamentos ou qualquer outra medicação.

 

Problemas Mais Frequentes

· Diminuição das amplitudes articulares;
· Diminuição da força muscular;
· Alteração do estado emocional;
· Alterações posturais;
· Alterações da sensibilidade;
· Desenvolvimento de linfedema;
· Aderências da parede torácica;
· Dor.

 

Conselho: Pratique Exercício Físico

Pesquisas clínicas verificaram que o exercício é uma intervenção segura e eficaz para neutralizar muitos dos efeitos físicos e psicológicos adversos do cancro e do seu tratamento, nomeadamente a ajudar a tolerar os tratamentos agressivos, minimizar os declínios físicos (condição aeróbia, força muscular, capacidade funcional), contrabalançar a fadiga relacionada com o cancro, aliviar o stress mental, ajuda algumas pessoas a controlar seus padrões de humor e sono e melhorar a qualidade de vida. Pacientes que realizam atividade física regular apresentam menos efeitos secundários dos tratamentos, como também têm um menor risco de recorrência de cancro e de morte por esta causa.

Pesquisas epidemiológicas que se focaram predominantemente no cancro da mama, cólon e próstata sugerem que ser fisicamente ativo proporciona um efeito protetor contra a recorrência do cancro e mortalidade específica por esta causa. Outros estudos epidemiológicos, de longo prazo sobre as tendências desta patologia, mostraram que aqueles que praticam exercício regularmente têm menor probabilidade de desenvolver cancro da mama, cólon ou próstata do que aqueles que não fazem. As estimativas sugerem que isso pode reduzir o risco em até 60%.

loading