symbol

Fisioterapia na Saúde da Mulher

mask white

Ao longo do ciclo de vida da mulher, a “fisioterapia” poderá estar sempre presente. A Physioclem presta cuidados, individuais ou em grupo, durante a gravidez, no pós-parto, em problemas de incontinência urinária e fecal feminina (homens e crianças também poderão necessitar deste último serviço), em condições cirúrgicas da mama, problemas de menopausa, disfunções sexuais relacionadas com o pavimento pélvico no homem e na mulher.

 

Incontinência Urinária

A Incontinência Urinária (IU), perda incontrolável de urina, é mais do que apenas um problema físico para a mulher, podendo apresentar também consequências emocionais devido a situação desagradável.

Apesar de poder ter várias origens, a IU, na maioria dos casos, está relacionada com a fraqueza dos músculos do pavimento pélvico. Esta fraqueza acontece especialmente na mulher devido às diferentes etapas da sua vida, como a gravidez/parto, como também por alterações hormonais (menopausa, entre outras).

A fisioterapia ajuda a reativar e a fortalecer estes músculos de forma natural, seguindo um plano de exercícios personalizado e individual. Deverá ser a primeira tentativa de tratamento, podendo a ajudar a afastar a necessidade de medicação e cirurgias. 

No tratamento da incontinência urinária, sempre que necessário, recorremos ao uso de meios tecnológicos, como o Biofeedback e o Estimulador.
 

Dor Pélvica

A Dor Pélvica (sentida na região pélvica/períneo/vagina/ânus) pode ter uma causa física, como uma dor em qualquer outra parte do corpo, pois nesta região continuamos a ter músculos, ligamentos, nervos, vasos etc., que podem provocar queixas. As pacientes sentem dor aguda (descrevem como queimadura, moinha constante), dormência, dores durante o ato sexual (dispareunia).

As queixas podem ocorrer após cirurgia ao útero, vagina, episiotomia (cicatriz provocada pelo corte/rasgadura durante o parto) ou mesmo sem razão aparente.

Na Physioclem, temos um programa específico de fisioterapia que poderá ajudar a solucionar este tipo de situações, através de técnicas que permitem melhorar o seu aparelho musculoesquelético.

 

Preparação Para O Parto

A gravidez é um momento marcante na vida do casal que exige um esforço de adaptação e aquisição de competências relativas à sua nova condição de pais e mães. Este novo papel que têm de desempenhar é uma oportunidade única para o casal reforçar os laços afetivos e preparar a nova etapa que se inicia com a chegada de um filho.
Com o curso de Preparação para o Parto, a Physioclem pretende ajudar o casal a desfrutar o momento único do parto com menos ansiedade, aumentando a confiança nas suas capacidades para cuidar do seu bebé.

Os temas a abordar são:
- Gestação: o corpo e aspetos psicológicos da gravidez, atividade física e repouso, a alimentação, sinais de alarme, intimidade do casal.
- Nascimento: o que levar na mala para o hospital, sinais de trabalho de parto, fases e tipos de trabalho de parto, métodos de alívio da dor no trabalho de parto, o papel do pai e da mãe, a epidural, o bebé na sala de parto.
- Cuidados com o Bebé: cuidados de higiene e como interpretar o choro e prevenir cólicas.
- Amamentação: vantagens, técnica, obstáculos, estratégias de sucesso, armazenamento de leite materno.
- Pós-parto: sinais de alarme: depressão pós-parto, prevenção de complicações, higiene, repouso e alimentação.

O curso deverá iniciar pelas 26 semanas de gestação. As aulas funcionam em pequenos grupos de forma a puderem partilhar sentimentos, dúvidas e tantas outras coisas que unem os futuros papás e mamãs.

 

Pós-Parto

Depois do parto, quando regressa a casa, a recém-mamã precisa de descansar, de se alimentar bem e de se dedicar inteiramente aos cuidados do seu bebé e a si. Quatro a seis semanas após o parto. é chegado o momento de começar a ginástica de recuperação, que vai permitir à mulher retomar mais facilmente à sua forma, aprender a conhecer o seu corpo, aumentando a confiança e a autoestima.

As aulas de pós-parto da Physioclem incluem ginástica localizada para a recuperação da forma física, ajudam a minimizar as consequências da gravidez (dores nas costas, por exemplo) e a promover uma melhor postura. Procura-se fortalecer a região lombar, promover uma força e função abdominal correta e reforçar o pavimento pélvico para prevenir e tratar a incontinência urinária, controlar o peso, libertar tensões do ombro e pescoço, diminuir o cansaço e contribuir para o relaxamento.

 

Massagem Grávida

Para que possa viver a sua gravidez em pleno, a Physioclem tem ao seu dispor uma Massagem especial para Grávida, que a ajuda a relaxar e a aliviar pequenas tensões.

Na maioria das vezes, a gravidez suscita na mulher estados de maior ansiedade e stress, levando-a a sentir-se menos confiante, porque o corpo altera-se e as rotinas vão sendo mais dedicadas ao bebé. Nesta fase, a mulher está mais sensível e, por isso, necessita de mais atenção e carinho.

 

Massagem Pós-Parto

O vazio no ventre, o regresso à postura “normal” após 9 meses de gravidez, a recuperação do peso adquirido, o “stress” físico e emocional do parto, as novas posturas da amamentação, os cuidados diários com o bebé e a falta de descanso, criam na mulher um acumular de tensões e posturas incorrectas difíceis de ultrapassar.

Na Massagem pós-parto, através de técnicas posturais de descompressão, alongamento e de relaxamento, promovemos o bem-estar geral, de forma a restaurar e melhorar o cansaço e a falta de energia para que se sinta mais apta e confortável nas novas tarefas da sua vida.

 

Massagem Bebé

O toque é uma forma privilegiada de comunicação entre os pais e o bebé. Esta é uma massagem que facilita o crescimento e o desenvolvimento motor e cognitivo do bebé. Reduz os níveis de stress e promove um sono calmo, aumenta a eficácia do sistema imunitário, promove a melhoria da circulação e respiração e facilita a digestão e a evacuação, diminuindo a incidência de cólicas.

Para os pais, o ato de dar uma massagem ao seu bebé, promove o bem-estar e o relaxamento, aumenta os níveis de prolactina na mãe, facilita a comunicação entre os pais e o bebé.

Ao massajar o seu bebé, os pais transmitem amor, segurança e conforto físico, aumentando o vínculo que existe entre eles. Dê ao seu bebé momentos de puro prazer.

loading