Logo Physioclem

Mamãs e Bebés

Informações relacionadas com Mamãs e Bebés

ver todos

Responsabilidade da alimentação da mãe e o impacto para o bebé

O estado nutricional da mulher antes de engravidar irá influenciar a saúde da futura mãe,…

Cólicas nos Bebés: Mitos e Verdades

As cólicas são uma das principais causas de consulta em pediatria por muitos pais que vêm…

Fisioterapia Respiratória em Pediatria

Na primeira metade do século XIX, as infeções respiratórias frequentes, guerras e epidemias…

x

Pré e Pós Parto

Preparacão para o Parto
A gravidez é um momento marcante na vida do casal que exige um esforço de adaptação e aquisição de competências relativas à sua nova condição de pais e mães. Este novo papel que têm de desempenhar é uma oportunidade única para o casal reforçar os laços afectivos e preparar a nova etapa que se inicia com a chegada de um filho.  
Com o curso de Preparação para o Parto, a Physioclem pretende ajudar o casal a desfrutar o momento único do parto com menos ansiedade, aumentando a confiança nas suas capacidades para cuidar do seu bebé.

Os temas abordados são:
- Gestação: o corpo e aspectos psicológicos da gravidez, actividade física e repouso, a alimentação, sinais de alarme, intimidade do casal.
- Nascimento: malas a levar para o hospital, sinais de trabalho de parto, fases e tipos de trabalho de parto, métodos de alívio da dor no trabalho de parto, o papel do pai e da mãe, a epidural, o bebé na sala de partos.
- Cuidados com o Bebé: cuidados de higiene do bebé, exercícios práticos sobre cuidados ao recém-nascido. O choro e as cólicas: como interpretar e como prevenir.
- Amamentação: vantagens, técnica, obstáculos, estratégias de sucesso, armazenamento de leite materno, dar o biberão.
- Pós-parto: sinais de alarme, depressão pós parto, prevenção de complicações, vigilância pós parto para a mãe e para o bebé, higiene, repouso e alimentação.

O curso deverá ser iniciado aproximadamente às 26 semanas de gestação e tem a duração de 16 horas distribuídas semanalmente por sessões de 2h.
As aulas funcionam em pequenos grupos de forma a puderem partilhar sentimentos, dúvidas e tantas outras coisas que unem os futuros papás e mamãs.

A Physioclem ajuda-o a viver a chegada de um novo membro à família de uma forma serena e confiante.


Pós Parto
Depois do parto, quando regressa a casa, a recém mamã precisa de descansar, de se alimentar bem e de se dedicar inteiramente aos cuidados do seu bebé e de si própria.

4 a 6 semanas após o parto é altura de começar a ginástica de recuperação pós parto que vai permitir à mulher recuperar mais facilmente a forma, aprender a conhecer o seu corpo, aumentar a confiança e auto-estima, começando a reencontrar-se.
 
As aulas de Pós Parto da Physioclem são aulas de ginástica localizada específica para a recuperação da forma física após o parto, dadas em pequenos grupos, com o objectivo de minimizar as consequências da gravidez (ex. dores nas costas) e promover uma melhor postura. Procura-se fortalecer a região lombar, promover uma força e função abdominal correcta e reforçar o pavimento pélvico para prevenir e tratar a incontinência urinária, controlar o peso, libertar tensões do ombro e pescoço, diminuir o cansaço e contribuir para o relaxamento.

As mães podem trazer os seus pequeninos, aprender técnicas de massagem no bebé e aproveitar para partilhar experiências, esclarecer dúvidas e acima de tudo, conviver com outras mães que vivem a mesma realidade. Todos estes factores ajudam também a evitar a depressão pós parto.