Logo Physioclem

Mamãs e Bebés

Informações relacionadas com Mamãs e Bebés

ver todos

Fisioterapia Respiratória em Pediatria

Na primeira metade do século XIX, as infeções respiratórias frequentes, guerras e epidemias…

Saiba tudo sobre bronquiolite

O que é a bronquiolite?A Bronquiolite deve ser identificada pelo médico. É este profissional…

Respirar pela Boca, não é apenas um Problema Respiratório!

Alergias, adenoides ou amígdalas muito grandes, excesso de muco, infeções respiratórias…

x

Pré e Pós Parto

Preparacão para o Parto
A gravidez é um momento marcante na vida do casal que exige um esforço de adaptação e aquisição de competências relativas à sua nova condição de pais e mães. Este novo papel que têm de desempenhar é uma oportunidade única para o casal reforçar os laços afectivos e preparar a nova etapa que se inicia com a chegada de um filho.  
Com o curso de Preparação para o Parto, a Physioclem pretende ajudar o casal a desfrutar o momento único do parto com menos ansiedade, aumentando a confiança nas suas capacidades para cuidar do seu bebé.

Os temas abordados são:
- Gestação: o corpo e aspectos psicológicos da gravidez, actividade física e repouso, a alimentação, sinais de alarme, intimidade do casal.
- Nascimento: malas a levar para o hospital, sinais de trabalho de parto, fases e tipos de trabalho de parto, métodos de alívio da dor no trabalho de parto, o papel do pai e da mãe, a epidural, o bebé na sala de partos.
- Cuidados com o Bebé: cuidados de higiene do bebé, exercícios práticos sobre cuidados ao recém-nascido. O choro e as cólicas: como interpretar e como prevenir.
- Amamentação: vantagens, técnica, obstáculos, estratégias de sucesso, armazenamento de leite materno, dar o biberão.
- Pós-parto: sinais de alarme, depressão pós parto, prevenção de complicações, vigilância pós parto para a mãe e para o bebé, higiene, repouso e alimentação.

O curso deverá ser iniciado aproximadamente às 26 semanas de gestação e tem a duração de 16 horas distribuídas semanalmente por sessões de 2h.
As aulas funcionam em pequenos grupos de forma a puderem partilhar sentimentos, dúvidas e tantas outras coisas que unem os futuros papás e mamãs.

A Physioclem ajuda-o a viver a chegada de um novo membro à família de uma forma serena e confiante.


Pós Parto
Depois do parto, quando regressa a casa, a recém mamã precisa de descansar, de se alimentar bem e de se dedicar inteiramente aos cuidados do seu bebé e de si própria.

4 a 6 semanas após o parto é altura de começar a ginástica de recuperação pós parto que vai permitir à mulher recuperar mais facilmente a forma, aprender a conhecer o seu corpo, aumentar a confiança e auto-estima, começando a reencontrar-se.
 
As aulas de Pós Parto da Physioclem são aulas de ginástica localizada específica para a recuperação da forma física após o parto, dadas em pequenos grupos, com o objectivo de minimizar as consequências da gravidez (ex. dores nas costas) e promover uma melhor postura. Procura-se fortalecer a região lombar, promover uma força e função abdominal correcta e reforçar o pavimento pélvico para prevenir e tratar a incontinência urinária, controlar o peso, libertar tensões do ombro e pescoço, diminuir o cansaço e contribuir para o relaxamento.

As mães podem trazer os seus pequeninos, aprender técnicas de massagem no bebé e aproveitar para partilhar experiências, esclarecer dúvidas e acima de tudo, conviver com outras mães que vivem a mesma realidade. Todos estes factores ajudam também a evitar a depressão pós parto.