O que é a RPG?
A Reeducação Postural Global (RPG) é um método de avaliação e tratamento que não se restringe ao local onde aparece o sintoma/dor. Baseia-se na procura da causa do problema com o objectivo de eliminar definitivamente a sintomatologia.
Através de posturas criteriosamente escolhidas fazem-se alongamentos das cadeias musculares encurtadas. Cada postura tem o objectivo de actuar sobre um conjunto específico de músculos e associa-se a um trabalho respiratório característico. O papel ativo do utente é fundamental e compõe grande parte do tratamento que pode ser continuado em casa através da recomendação de exercícios de auto-posturas.
Um dos principais objectivos da RPG é tratar desvios posturais e problemas decorrentes desses desvios.
Indicações
Não há idade certa para fazer RPG pois trata-se de uma técnica que respeita a condição de cada um sem contra-indicações associadas.
A RPG destina-se a todos aqueles que apresentam desequilíbrios musculares, sejam eles acompanhados ou não de dor ou outros sintomas como formigueiros ou falta de mobilidade. Sendo assim tem eficácia em problemas como:
- Dores de cabeça ou enxaquecas, dores de pescoço ou torcicolos;
- Problemas de coluna como hérnias discais ou outras discopatias; cervicalgias ou cervico-braquialgias, dorsalgias, lombalgias ou ciatalgias;
- Tendinopatias bursites, ombro congelado ou outras patologias provocadas por esforços repetitivos;
- Problemas morfológicos como escolioses, hipercifoses, hiperlordoses, sacro horizontal ou outros desvios posturais da coluna; joelhos varos ou valgos, pés planos, cavos ou botos;
- Desvios posturais como cervical inclinada ou rodada, ombros elevados ou enrolados, ancas em rotação interna ou externa;
- Problemas pós-traumaticos, neurológicos, respiratórios ou desportivos;
- Outras situações que poderão ser indicados após avaliação individual.
Duração e frequência
Este é um método progressivo e qualitativo com a duração média de 60 minutos e periodicidade normal de uma vez por semana. Em caso de “urgência” pode passar a uma frequência de 2 a 3 vezes por semana sem qualquer inconveniente.
A duração total do tratamento é variável em função da patologia.