symbol

13 Mar 2020

Estamos juntos no mesmo barco

mask white
Estamos juntos no mesmo barco

O momento pede que estejamos mais unidos do que nunca, protegendo aqueles que amamos com o peito cheio de amor. E os Outros. Ai, os Outros, tem Outros. Somos sempre os Outros dos Outros.

Ninguém pode saltar do barco, estamos juntos, mesmo que por momentos não nos possamos abraçar, beijar, tocar, falar, como antes. Por isso, convém respeitar o Outro. E esse Outro somos todos nós.

O momento pede que a razão e a emoção encontrem o justo equilíbrio, nem sempre fácil. A ação não pode chegar tarde de mais. Lógico que não queremos andar pela rua, como agora andamos, com olhares desconfiados, procurando que ninguém nos veja ou evitando passar por alguém que acabou de espirrar/tossir como se fosse o princípio do fim do mundo. Ou estar confinados a quatro paredes, que embora possam ter diferentes cores, são apenas paredes que acabam por cansar, quando lá fora o sol brilha em sinal de bom-dia ou a noite pede descanso. Os filhos de um lado para outro, como férias que sabem a alguma loucura.

Na Physioclem, o tema da atualidade - Coronavírus - não é uma mera palavra. Queremos dizer-lhe que estamos atentos, informados e ativos na partilha e no receber sobre esta temática, com o objetivo também de o mantermos esclarecido.

Temos o Plano de Contingência definido e está em ação em todas as nossas clínicas. O seu bem é o nosso bem. E o nosso é o seu. Cada passo é dado com lucidez, para que amanhã saíamos desta luta enriquecidos. Abrem-se, com estes momentos - este classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Pandemia -, uma forte lição humanitária. O planeta está cá, com as suas renovações diárias. Nós, os humanos, temos de o respeitar e aprender - e, muitas vezes, reaprender - a viver com os problemas que possam surgir.

Deste lado, estamos tranquilos, preservando com rigor e profissionalismo o nosso trabalho. Acreditamos, e sentimos, que tudo vai ficar bem, para tal é essencial que todos nós saibamos respeitar coisas simples como:

1 - Medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo;

2 - Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes. Deve lavá-las durante 20 segundos (o tempo que demora a cantar os “Parabéns”) com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%;

3 - Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória;

4 - Evitar tocar na cara com as mãos;

5 - Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado.

 

Recomendações que seguimos à risca nas nossas clínicas. Pedimos-lhe que faça o mesmo, onde quer que esteja.

Na Physioclem, vai encontrar o mesmo conforto, tranquilidade, alegria, sorriso, disponibilidade de sempre. Honramos o nosso compromisso de “Cuidar de si, naturalmente”.

Sabemos que, em breve tudo, ficará bem, se formos capazes de respeitar as partilhas da OMS e da Direção-Geral de Saúde. Será apenas mais um momento da história, que nos diz que juntos somos mais fortes. Ainda que hajam sombras, estas dissipam-se mais dia, menos dia.

Continuamos aqui, com a porta aberta, para continuar a prestar cuidados a todos aqueles que nos procuram e necessitam dos nossos serviços.

E nunca se esqueça: Estamos juntos no mesmo barco.

loading