physioclem symbol

1 Oct 2010

Atividade Física Sénior: qual a sua importância?

mask white
Atividade Física Sénior: qual a sua importância?

Aproveitando as comemorações do Dia Mundial do Idoso (1 de Outubro), interessa refletir sobre a importância da população sénior se manter ativa, para que possa viver mais e melhor.

O envelhecimento é um processo complexo que envolve muitas variáveis (genética, estilo de vida, doenças crónicas) que interagem entre si e influenciam significativamente o modo como alcançamos determinada idade. Durante mais de meio século, a reforma e o envelhecimento foram sinónimos de menor atividade física para a maioria das pessoas, e o estereótipo de um idoso sentado numa cadeira de jardim tem sido a imagem típica do estilo de vida dos mais velhos.

O processo normal de envelhecimento associado à ausência de atividade física pode conduzir a uma maior e mais rápida debilidade e fraqueza de muitos indivíduos. Sem exercício, a capacidade de respiração profunda diminui e o sistema cardiovascular também deixa de funcionar devidamente. Com pouco esforço, fica-se rapidamente cansado podendo tornar-se difícil caminhar ou fazer as tarefas básicas do dia a dia.

É possível evitar muitos destes problemas recorrendo à atividade física regular, de forma a aumentar a força e a resistência muscular e a melhorar a coordenação motora e o equilíbrio, tornando possível caminhar sem fadiga, levantar pequenos pesos, respirar sem esforço e prevenir o risco de queda. Alguns estudos demonstram que o exercício tem muitos efeitos positivos na saúde mental e física, ajudando a melhorar a qualidade do sono, reduzir o estado de tensão, aumentar o controlo muscular, a capacidade cardiovascular e pulmonar, a força e a resistência e ajudar a controlar a obesidade.

Existem ainda evidências que sugerem que o envolvimento em atividades regulares e de grupo, além de todos os benefícios relacionados com a componente física, podem fornecer muitos benefícios psicológicos relacionados com a preservação das capacidades mentais, alívio dos sintomas de depressão, isolamento social e uma melhoria na sua autoestima e imagem.

Assim, os benefícios associados à atividade física e ao exercício regular contribuem para um estilo de vida independente e mais saudável, prevenindo e retardando o processo normal de envelhecimento e oferecendo uma melhor qualidade de vida. A fisioterapia desempenha um papel importante nesta área específica e na Physioclem encontra Classes de Mobilidade adaptadas às necessidades individuais de cada utente, com o acompanhamento de fisioterapeutas qualificados. É sempre possível e fácil arranjar desculpas para não fazer exercício. Reveja as suas prioridades e inclua a atividade física no seu dia a dia.

loading