physioclem symbol

20 Aug 2010

A Fisioterapia nos Cuidados Continuados

mask white
A Fisioterapia nos Cuidados Continuados

A Rede Nacional Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) é uma parceria entre os Ministérios da Saúde e do Trabalho e Solidariedade Social com o objetivo de promover a continuidade dos cuidados de saúde e apoio social a todo o cidadão que sofra, temporária ou definitivamente, de algum grau de dependência. A nível de internamento a RNCCI apresenta 4 tipos de Unidade, sendo elas: Unidade de Convalescença, Unidade de Média Duração e Reabilitação, Unidade de Longa Duração e Manutenção e Unidade de Cuidados Paliativos.

A Physioclem presta diariamente serviços de fisioterapia nas Unidades de Média e Longa Duração da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré. O fisioterapeuta, dentro destas tipologias, faz parte integrante de uma equipa multidisciplinar constituída normalmente por médico, médico fisiatra, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogo, nutricionista, assistente social, auxiliares de acção médica, entre outros, que em conjunto procuram realizar avaliações globais e periódicas do utente com vista ao estabelecimento dum plano individual de cuidados a nível de apoio pessoal, médico, de enfermagem, de reabilitação e ocupacional.

Os principais objetivos do fisioterapeuta são:
- na Unidade de Internamento de Média Duração e Reabilitação: reabilitar o utente promovendo o máximo de funcionalidade com vista a diminuir o grau de dependência nas atividades da vida diária (AVD´s); reintegrar o utente o mais rápido possível no seu meio habitual de vida; contribuir para a promoção do autocuidado com vista a assegurar a melhor qualidade de vida possível no quadro das limitações decorrentes da doença.
- na Unidade de Internamento de Longa Duração e Manutenção: promover a manutenção do estado físico e motor do utente evitando um agravamento da sua doença crónica e da dependência na realização das AVD's; proporcionar o máximo de qualidade de vida e conforto possível ao utente tendo em conta as limitações físicas e cognitivas que apresenta.

loading