physioclem symbol

20 Jul 2010

O calor e a circulação - papel da drenagem linfática

mask white
O calor e a circulação - papel da drenagem linfática

Com a chegada do verão e do calor, são cada vez mais frequentes as queixas relacionadas com pernas cansadas, pesadas e inchadas.

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem que promove a circulação linfática, ajudando o metabolismo a eliminar as toxinas, melhorando o sistema imunológico. Ppor vezes, não se consegue filtrar as impurezas do sangue, ocorrendo um bloqueio, conhecido como "retenção de líquidos".

A retenção de líquidos provoca inchaço, dor e, por vezes, edemas e ainda, em determinadas zonas, origina celulite. A acumulação destes resíduos pode também acabar por criar problemas quer a nível muscular, quer articular o que se refletirá em todo o corpo e no bem-estar geral.

A Drenagem Linfática Manual faz uso de movimentos suaves e cadenciados por forma a relaxar o corpo e por forma a abrir os capilares linfáticos e introduzir as macromoléculas e os resíduos celulares, responsáveis pela acumulação de água e de gordura que dão origem a problemas de pernas cansadas, cansaço geral, celulite, problemas musculares e articulares entre outros. Através da ativação dos gânglios linfáticos, a DLM ajuda a combater infeções e estimula as defesas imunitárias fazendo, assim, não só a prevenção de infeções, mas também o seu combate.

Uma das grandes causas da fraca drenagem linfática do organismo é a falta de exercício físico. O sedentarismo da vida moderna e as tensões acumuladas ao longo do dia vão impedindo a boa circulação, quer sanguínea, quer linfática.

loading