physioclem symbol

7 Abr 2020

Cuidados de Fisioterapia durante a Fase da Mitigação

mask white
Cuidados de Fisioterapia durante a Fase da Mitigação

“A COVID-19 foi declarada pela Organização Mundial de Saúde como pandemia, no dia 11 de março de 2020. Neste seguimento várias medidas têm sido adotadas para conter a expansão da doença. Com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública, foi decretado o Estado de Emergência Nacional”.

 

Estas primeiras frases são retiradas na íntegra de um documento da Direção-Geral de Saúde (DGS). A Physioclem, ao longo destas semanas - e aliás como sempre -, segue todas as indicações e recomendações deste organismo central do Ministério da Saúde.

 

E o que fizemos nós?

Continuámos cá, porque sabemos o quanto a fisioterapia é essencial para si, para todos aqueles que nos procuram. Jamais deixaríamos os nossos pacientes - ou novos - sem tratamento.

Por isso, ao longo deste período trabalhámos - dezenas e dezenas de reuniões online - para fazer todas as adaptações necessárias em função das orientações da Direção-Geral da Saúde. Asseguramos todo o apoio absolutamente indispensável. Sempre que nos contacta, ouve a nossa voz deste lado. Saímos para ir à clínica, saímos para ir a domicílios ou instituições, simplesmente, porque a sua saúde e bem-estar são importantes para nós.

Reinventámos a nossa presença online, para que cuidássemos de si com outros sentidos.

 

Outra frase da DGS que precisamos de partilhar consigo: A ausência total de cuidados de reabilitação poderá ter impacto negativo a curto/médio prazo para aqueles doentes com elevado risco de diminuição da sua capacidade funcional/estado de saúde”.

 

Face a isto, a Physioclem só pode continuar a dizer: Estamos presentes!

Vamos continuar a seguir - à risca - o Plano de Contingência interno que elaborámos nos primeiros dias. Fomos juntando outros pontos face às novas informações que foram chegando.

 

O que fazemos:

  • Fornecemos aos pacientes toda a informação sobre etiqueta respiratória, lavagem das mãos e outras precauções básicas de controlo de infeção, bem como máscaras.
  • À entrada, após a assinatura de um termo de responsabilidade em como não tem sintomatologia,  nem esteve em contacto com nenhum caso suspeito de Covid 19, medimos a temperatura, reforçamos a higienização das mãos e solicitamos o uso de máscara.
  • Garantimos que toda a equipa Physioclem tem acesso e formação adequada para o uso correto do Equipamento de Proteção Individual, bem como esclarece os pacientes de todos os procedimentos.
  • Cancelamos ou adiamos consultas e avaliações não urgentes, dando a possibilidade de decorrem por via telefónica ou outro meio de comunicação não presencial.
  • Supervisionamos o reforço de higienização dos espaços.
  • Supervisionamos os circuitos de armazenamento (batas, toalhas e lençóis), recolha e processamento de resíduos clínicos (como máscaras e outros equipamentos necessários).
  • Todas as clínicas Physioclem têm uma sala destinada ao tratamento individualizado de caso suspeito e/ou utente a quem se aplique isolamento após contacto com doente com COVID-19 que, por critérios clínicos e de urgência, necessite fazer sessões de reabilitação.

 

A Physioclem está aqui para o receber (online ou presencial), seguindo a orientação 020/2020 da DGS.

 

E nunca se esqueça: Cuidamos de si, naturalmente.

loading