symbol

Physioclem Nascer - Preparação para o nascimento e parentalidade

mask white
Preparação para o nascimento e parentalidade

Vamos falar de preparação para o parto e para a chegada de um bebé?

Parece-me quase impossível não criar expectativas para o nosso parto e maternidade. Contudo, o parto e o puerpério imediato são talvez dos momentos mais incontroláveis das nossas vidas.

Apesar disso, acredito que as mulheres que são respeitadas, informadas e incluídas nas decisões que vão surgindo ao longo da gravidez, parto e maternidade, acabam por ter experiências que consideram mais felizes e tranquilizadoras, mesmo que corra tudo ao lado do que tinham imaginado.
Sentires-te [email protected], [email protected] e capaz parecem-me ser ferramentas extraordinárias para que tu, mãe ou pai, vivencies boas experiências.

Serão sempre os nossos filhos que nos ensinam a ser mães e pais, mas na preparação para a sua chegada podemos criar um espaço seguro dentro de nós próprios para viver a parentalidade de forma mais tranquila.

Para mim, enquanto fisioterapeuta desta população e, sobretudo, como mãe, preparar para o parto e parentalidade é dotar os casais de informação e de competências para usarem a sua voz, fazerem valer as suas escolhas, usarem a sua intuição ou decidir a cada momento e desafio aquilo que trará mais proveito às três pessoas que assumem o papel principal nesta jornada: a mãe, o pai e o bebé.


Rita Marques

loading